Análise da Realidade - Escola Estadual de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli está localizada na cidade de Bento Gonçalves, rua Joana Guindani Tonello 940, bairro Cohab. Possui turmas de 1º ao 9º ano, com duas turmas de cada.
Em
sua estrutura a escola conta com:
● Sala da diretora
● Sala dos professores: equipada com
mesa, cadeiras, computadores e espaço de lazer.
● Sala para Vice diretora da manhã
● Sala para Vice diretora da tarde
● 6 salas de aula no 1º piso
● 6 salas de aula no 2º piso
● Ginásio de esportes
● Sala de materiais de educação física
● Sala de jogos
● Laboratório de Ciências
● Auditório
● Biblioteca
● Laboratório de Informática
● Refeitório
● Pátio de entrada
● Pátio 2
Projeto Político Pedagógico
Princípios norteadores da escola
A escola elenca vários princípios que norteiam suas
atividades. Dentre esses princípios, vemos que a escola adota uma posição de
reconhecimento das individualidades e diversidades. No que tange à pluralidades
culturais, a escola se mostra aberta e engajada nos direitos de igualdade. Como
por exemplo:
● Compromisso com a heterogeneidade e
respeito à pluralidade;
● Compromisso com a diversidade, com
um ambiente sustentável;
● Formação de cidadãos críticos e
participativos, com ênfase na dignidade e respeito às diferenças;
● Respeito aos princípios inclusivos;
● Ênfase dos aspectos comunitários e
éticos;
● Valorização da criatividade e
manifestações plurais;
● Desenvolvimento da cultura afro e indígena.
Os conteúdos e objetivos propostos fazem parte da Base
Nacional Comum Curricular, os mesmos serão iguais para com as turmas dos 6° e
7° anos, sendo eles:
Conteúdos
|
Objetivos
|
Jogos eletrônicos |
● Experimentar e fruir, na escola
e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os
sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e
etários |
Ginástica de condicionamento físico; Ginástica e condicionamento físico |
● Experimentar e fruir exercícios
físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus
tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações
corporais provocadas pela sua prática, ampliando seus conhecimentos e consciência
corporal (relacionando os exercícios com os segmentos corporais utilizados); ● Construir, coletivamente,
procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na
prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde e o
bem-estar e respeitar as diferenças individuais; ● Diferenciar exercício físico de
atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos
dentro e fora do ambiente escolar; ● Realizar exercícios práticos de
alongamento reconhecendo onde e qual grupo muscular está sendo exigido. |
Lutas |
● Conhecer e identificar lutas
brasileiras (típicas e introduzidas ao longo dos anos), fazendo a sua
contextualização histórica, bem como seu significado e características; ● Experimentar, fruir e recriar
diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade
física, bem como as dos demais; ● Identificar as habilidades
motoras necessárias para a prática da modalidade (socar, chutar, segurar,
agarrar ou empurrar); ● Planejar e utilizar estratégias
básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente. |
Em relação a área da educação
física, a professora nos passou que ela trabalha com mais frequência com a
metodologia tradicionalista e principalmente com a metodologia
desenvolvimentista.
Sobre a metodologia tradicionalista, segue um modelo em estilo sequencial, ou seja, uma etapa deve ser executada após a outra, sendo assim, uma tarefa não pode ser iniciada enquanto a anterior não for concluída. Também se espera que seja executado exatamente o que foi planejada, focando no resultado final. Para ser um sucesso, não basta apenas seguir essa ordem, é importante entregar no prazo, dentro do orçamento e da qualidade esperada.
A
escola busca reunir periodicamente os pais e a comunidade em
geral para que sejam feitas avaliações da instituição e os demais segmentos que
estão relacionados ao meio externo da sala de aula.
Mais
voltado para o ensino fundamental anos finais, de uma forma geral, a avaliação
trabalha com o caráter reflexivo, elucidativo e mediador entre as práticas
pedagógicas e as ações educativas da instituição. E os aspectos
comportamentais, cognitivos e humanitários são constantemente avaliados na
prática.
Essa
avaliação é um processo que trabalha na necessidade de observar os alunos em
diferentes ocasiões, o aproveitamento do aluno transcorre de forma integrada ao
processo de aprendizagem, e de um modo geral, a avaliação considera o aluno
como um todo, com um maior foco nos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário