quinta-feira, 17 de junho de 2021

Análise da Realidade - Escola Estadual de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli

         A Escola Estadual de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli está localizada na cidade de Bento Gonçalves, rua Joana Guindani Tonello 940, bairro Cohab. Possui turmas de 1º ao 9º ano, com duas turmas de cada.




            Em sua estrutura a escola conta com:

       Sala da diretora

       Sala dos professores: equipada com mesa, cadeiras, computadores e espaço de lazer.

       Sala para Vice diretora da manhã

       Sala para Vice diretora da tarde

       6 salas de aula no 1º piso

       6 salas de aula no 2º piso

       Ginásio de esportes

       Sala de materiais de educação física

       Sala de jogos

       Laboratório de Ciências

       Auditório

       Biblioteca

       Laboratório de Informática

       Refeitório

       Pátio de entrada

       Pátio 2



Projeto Político Pedagógico

  Princípios norteadores da escola

            A escola elenca vários princípios que norteiam suas atividades. Dentre esses princípios, vemos que a escola adota uma posição de reconhecimento das individualidades e diversidades. No que tange à pluralidades culturais, a escola se mostra aberta e engajada nos direitos de igualdade. Como por exemplo:

       Compromisso com a heterogeneidade e respeito à pluralidade;

       Compromisso com a diversidade, com um ambiente sustentável;

       Formação de cidadãos críticos e participativos, com ênfase na dignidade e respeito às diferenças;

       Respeito aos princípios inclusivos;

       Ênfase dos aspectos comunitários e éticos;

       Valorização da criatividade e manifestações plurais;

       Desenvolvimento da cultura afro e indígena.

Objetivos e conteúdos séries

            Os conteúdos e objetivos propostos fazem parte da Base Nacional Comum Curricular, os mesmos serão iguais para com as turmas dos 6° e 7° anos, sendo eles:

Conteúdos

Objetivos

Jogos eletrônicos

● Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários

Ginástica de condicionamento físico;

Ginástica e condicionamento físico

● Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática, ampliando seus conhecimentos e consciência corporal (relacionando os exercícios com os segmentos corporais utilizados);

● Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar e respeitar as diferenças individuais;

● Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar;

● Realizar exercícios práticos de alongamento reconhecendo onde e qual grupo muscular está sendo exigido.

Lutas

● Conhecer e identificar lutas brasileiras (típicas e introduzidas ao longo dos anos), fazendo a sua contextualização histórica, bem como seu significado e características;

● Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais;

● Identificar as habilidades motoras necessárias para a prática da modalidade (socar, chutar, segurar, agarrar ou empurrar);

● Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente.

 

Metodologia

Em relação a área da educação física, a professora nos passou que ela trabalha com mais frequência com a metodologia tradicionalista e principalmente com a metodologia desenvolvimentista.

Sobre a metodologia tradicionalista, segue um modelo em estilo sequencial, ou seja, uma etapa deve ser executada após a outra, sendo assim, uma tarefa não pode ser iniciada enquanto a anterior não for concluída. Também se espera que seja executado exatamente o que foi planejada, focando no resultado final. Para ser um sucesso, não basta apenas seguir essa ordem, é importante entregar no prazo, dentro do orçamento e da qualidade esperada.  


Avaliação

  A escola busca reunir periodicamente os pais e a comunidade em geral para que sejam feitas avaliações da instituição e os demais segmentos que estão relacionados ao meio externo da sala de aula.

  Mais voltado para o ensino fundamental anos finais, de uma forma geral, a avaliação trabalha com o caráter reflexivo, elucidativo e mediador entre as práticas pedagógicas e as ações educativas da instituição. E os aspectos comportamentais, cognitivos e humanitários são constantemente avaliados na prática.

  Essa avaliação é um processo que trabalha na necessidade de observar os alunos em diferentes ocasiões, o aproveitamento do aluno transcorre de forma integrada ao processo de aprendizagem, e de um modo geral, a avaliação considera o aluno como um todo, com um maior foco nos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.



 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANOS DE AULA UTILIZADOS PARA AS AULAS PELA PLATAFORMA NA ESCOLA ANSELMO LUIGI PICCOLI

PLANO DE AULA 01 Olá galerinha! Tudo bem? Espero que sim! No encontro desta semana, vamos explorar nosso corpo e as direções que podem...