quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Estudo da BNCC - Anos iniciais do ensino fundamental

 Introdução

Este estudo tem por finalidade apropriar os conteúdos intitulados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o primeiro ano do Ensino Fundamental especificamente pela Unidade Temática Ginástica, bem como relacionar estes conteúdos ao objetivo de inserção do acadêmico ao âmbito escolar a partir da prática docente por meio da Residência Pedagógica.

Portanto este estudo abordará assuntos relacionados à BNCC e suas Unidades Temáticas, o papel da Educação Física a partir dos conceitos da BNCC, as habilidades desenvolvidas com base na Unidade Temática Ginástica e um Plano de Aula direcionado à Ginástica no primeiro ano do Ensino Fundamental.


Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas e um modelo padrão que regulamenta a elaboração dos currículos escolares bem como suas propostas pedagógicas na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil.

Segundo a BNCC(2017):

“A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. (Base Nacional Comum Curricular 2017 p. 211)”

A partir desta concepção, concluímos que a Educação Física tem um papel importante na construção do conhecimento e consciência de corpo em movimento, bem como auxilia no processo de enriquecimento das experiências dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.


UNIDADES TEMÁTICAS – ANOS INICIAIS

Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais possuem maneiras próprias de vida e diversas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer a existência de infâncias múltiplas, consequentemente, a singularidade do processo escolar e sua autodependência com as características comunitárias.

Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental é possível destacar as seguintes Unidades Temáticas e seus respectivos Objetos de Conhecimento:


UNIDADE TEMÁTICA                                               OBJETOS DE CONHECIMENTO

Brincadeiras e Jogos                                                        Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes                                                                                             no contexto comunitário e regional

                                                                                       

Esportes                                                                          Esportes de marca

                                                                                       Esportes de precisão


Dança                                                                             Danças do contexto comunitário e regional


Ginásticas                                                                       Ginástica geral


É importante reconhecer, também, a necessidade de continuar as experiências em torno do brincar, desenvolvidas no Ensino Fundamental em sequência da Educação Infantil.


Unidade Temática Ginástica

Na Unidade Temática de Ginástica, a qual foi consentida para esta análise, possui habilidades específicas a serem trabalhadas a partir da BNCC.

(EF12EF07) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.

(EF12EF08) Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.

(EF12EF09) Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

(EF12EF10) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais.

Com base nas habilidades dispostas, o professor tem o papel de realizar múltiplas práticas desenvolvendo ainda mais estratégias pelas quais os alunos possam desempenhar um comportamento favorável em relação ao movimento e seu corpo.

Plano de aula

Em decorrência desta pesquisa e análise da BNCC no primeiro ano do Ensino Fundamental, trago uma proposta de plano de aula a ser desenvolvida pela qual convém ao professor uma organização e estruturação da aula a ser proposta.


Plano de Aula

Ginástica dos animais

Associar a ginástica dos animais como prática para contribuir com as capacidades motoras fundamentais;

Aplicar as habilidades motoras de locomoção a partir da ginástica para associar aos animais com a imaginação dos alunos;

Simular a forma como os animais caminham e se comportam para aplicar a ginástica.

Movimentos fundamentais de Locomoção

-Saltar;

-Caminhar.

Iniciamos nosso encontro com as perguntas: “Você sabe o que tem em uma floresta?”, “Quais os animais que moram na floresta?”. Nesse encontro vamos aprender a imitar alguns animais que moram na floresta e trabalhar com o salto e o caminhar.

Em sequência ao nosso encontro a professora pergunta: “Vocês conhecem o caranguejo? Vamos imitá-lo?”



Após a demonstração do caranguejo, a professora pede para que os alunos andem pela casa/apartamento imitando-o e pergunta: “Vocês conhecem o macaco? Vamos imitá-lo?”



Após a demonstração do macaco, a professora pede para que os alunos andem pela casa/apartamento imitando-o pergunta: “Vocês conhecem o sapo? Vamos imitá-lo?”




Após a demonstração do sapo, a professora pede para que os alunos andem pela casa/apartamento imitando-o.

A professora se despede dos alunos e pede qual foi o animal que eles mais gostaram de imitar e pede para que os alunos convidem os pais para realizar junto com eles.

A avaliação será realizada através dos vídeos retornados à professora, se o aluno realiza de forma regular as atividades propostas e se há êxito na execução das mesmas.

Indicação de realizar com os familiares.


Conclusão 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não é um currículo, mas sim um orientador curricular. Cabe aos estados e municípios elaborarem seus currículos a partir dos princípios e aprendizagens definidos por ela e também do Regime de Colaboração entre cidades e estados. “Nesse sentido, espera-se que a BNCC ajude a superar a fragmentação das políticas educacionais, enseje o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e seja balizadora da qualidade da educação” (BNCC, 2017, p. 8).


Referências

AYOUB, E. Ginástica Geral e educação física escolar. Campinas: Unicamp, 2004.

Base Nacional Comum Curricular ( ). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BERTOLINI, Cláudia Mara. Ginástica Geral na escola: uma proposta pedagógica desenvolvida na rede estadual de ensino. Dissertação de Mestrado: UNICAMP – Campinas, 2005. Disponível em: http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_geral/ginasticas_com_gimnica_claudia_mara_bertolini.pdfca_claudia_mara_bertolini.pdf. Acesso em: 08/11/20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANOS DE AULA UTILIZADOS PARA AS AULAS PELA PLATAFORMA NA ESCOLA ANSELMO LUIGI PICCOLI

PLANO DE AULA 01 Olá galerinha! Tudo bem? Espero que sim! No encontro desta semana, vamos explorar nosso corpo e as direções que podem...