Introdução
Este estudo tem por finalidade apropriar os conteúdos intitulados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o primeiro ano do Ensino Fundamental especificamente pela Unidade Temática Ginástica, bem como relacionar estes conteúdos ao objetivo de inserção do acadêmico ao âmbito escolar a partir da prática docente por meio da Residência Pedagógica.
Portanto este estudo abordará assuntos relacionados à BNCC e suas Unidades Temáticas, o papel da Educação Física a partir dos conceitos da BNCC, as habilidades desenvolvidas com base na Unidade Temática Ginástica e um Plano de Aula direcionado à Ginástica no primeiro ano do Ensino Fundamental.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas e um modelo padrão que regulamenta a elaboração dos currículos escolares bem como suas propostas pedagógicas na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil.
Segundo a BNCC(2017):
“A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. (Base Nacional Comum Curricular 2017 p. 211)”
A partir desta concepção, concluímos que a Educação Física tem um papel importante na construção do conhecimento e consciência de corpo em movimento, bem como auxilia no processo de enriquecimento das experiências dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
UNIDADES TEMÁTICAS – ANOS INICIAIS
Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais possuem maneiras próprias de vida e diversas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer a existência de infâncias múltiplas, consequentemente, a singularidade do processo escolar e sua autodependência com as características comunitárias.
Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental é possível destacar as seguintes Unidades Temáticas e seus respectivos Objetos de Conhecimento:
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO
Brincadeiras e Jogos Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional
Esportes Esportes de marca
Esportes de precisão
Dança Danças do contexto comunitário e regional
Ginásticas Ginástica geral
É importante reconhecer, também, a necessidade de continuar as experiências em torno do brincar, desenvolvidas no Ensino Fundamental em sequência da Educação Infantil.
Unidade Temática Ginástica
Na Unidade Temática de Ginástica, a qual foi consentida para esta análise, possui habilidades específicas a serem trabalhadas a partir da BNCC.
(EF12EF07) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.
(EF12EF08) Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.
(EF12EF09) Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
(EF12EF10) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais.
Com base nas habilidades dispostas, o professor tem o papel de realizar múltiplas práticas desenvolvendo ainda mais estratégias pelas quais os alunos possam desempenhar um comportamento favorável em relação ao movimento e seu corpo.
Plano de aula
Em decorrência desta pesquisa e análise da BNCC no primeiro ano do Ensino Fundamental, trago uma proposta de plano de aula a ser desenvolvida pela qual convém ao professor uma organização e estruturação da aula a ser proposta.
Plano de Aula
Ginástica dos animais
Associar a ginástica dos animais como prática para contribuir com as capacidades motoras fundamentais;
Aplicar as habilidades motoras de locomoção a partir da ginástica para associar aos animais com a imaginação dos alunos;
Simular a forma como os animais caminham e se comportam para aplicar a ginástica.
Movimentos fundamentais de Locomoção
-Saltar;
-Caminhar.
Iniciamos nosso encontro com as perguntas: “Você sabe o que tem em uma floresta?”, “Quais os animais que moram na floresta?”. Nesse encontro vamos aprender a imitar alguns animais que moram na floresta e trabalhar com o salto e o caminhar.
Em sequência ao nosso encontro a professora pergunta: “Vocês conhecem o caranguejo? Vamos imitá-lo?”
Após a demonstração do caranguejo, a professora pede para que os alunos andem pela casa/apartamento imitando-o e pergunta: “Vocês conhecem o macaco? Vamos imitá-lo?”
Após a demonstração do macaco, a professora pede para que os alunos andem pela casa/apartamento imitando-o pergunta: “Vocês conhecem o sapo? Vamos imitá-lo?”
Após a demonstração do sapo, a professora pede para que os alunos andem pela casa/apartamento imitando-o.
A professora se despede dos alunos e pede qual foi o animal que eles mais gostaram de imitar e pede para que os alunos convidem os pais para realizar junto com eles.
A avaliação será realizada através dos vídeos retornados à professora, se o aluno realiza de forma regular as atividades propostas e se há êxito na execução das mesmas.
Indicação de realizar com os familiares.
Conclusão
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não é um currículo, mas sim um orientador curricular. Cabe aos estados e municípios elaborarem seus currículos a partir dos princípios e aprendizagens definidos por ela e também do Regime de Colaboração entre cidades e estados. “Nesse sentido, espera-se que a BNCC ajude a superar a fragmentação das políticas educacionais, enseje o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e seja balizadora da qualidade da educação” (BNCC, 2017, p. 8).
Referências
AYOUB, E. Ginástica Geral e educação física escolar. Campinas: Unicamp, 2004.
Base Nacional Comum Curricular ( ). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BERTOLINI, Cláudia Mara. Ginástica Geral na escola: uma proposta pedagógica desenvolvida na rede estadual de ensino. Dissertação de Mestrado: UNICAMP – Campinas, 2005. Disponível em: http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_geral/ginasticas_com_gimnica_claudia_mara_bertolini.pdfca_claudia_mara_bertolini.pdf. Acesso em: 08/11/20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário